EUA: cresce apoio a ataques contra o EI após decapitações de americanos

As decapitações de dois jornalistas americanos pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) provocaram um giro na opinião pública dos Estados Unidos, que agora apoia majoritariamente o ataque aos extremistas no Iraque e na Síria, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça pelo jornal Washington Post e pela emissora ABC News. Quase três quartos dos americanos (71%) está a favor dos bombardeios contra posições do EI no norte do Iraque iniciados há um mês pelos EUA, contra 54% dos que apoiavam a ação há três semanas e os 45% em junho.

Leia mais...

Filhos de homens fumantes têm mais chance de desenvolver asma; entenda

Pesquisa se baseia em homens que fumavam mesmo antes da concepção

Um bebê tem mais chance de desenvolver asma se seu pai era fumante – e mesmo que antes da gravidez. O dado aparece numa pesquisa da Universidade de Bergen, na Noruega, que será apresentada nesta terça-feira (9) no Congresso Internacional da Sociedade Respitarória Europeia, em Munique. Trata-se do primeiro estudo em humanos a analisar a ligação entre os hábitos tabagistas do pai antes da concepção e a asma infantil. Os achados se somam a outros obtidos por meio de pesquisas em animais e reforçam evidências de que a exposição ao tabaco tem implicações mais profundas do que se supunha.

O estudo investigou os hábitos de mais de 13 mil homens e mulheres. Os pesquisadores analisaram as ligações entre o tabagismo de pais e mães e a saúde do bebê, levando em conta o número de anos que a pessoa fumou antes da concepção, a incidência de asma nas crianças e se os pais haviam deixado o cigarro antes da gravidez.

Leia mais...

Coordenador da campanha de Dilma era colega do delator do ‘petrolão’

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto foi presidente da Petrobras Biocombustível e teve nome citado na agenda de Paulo Roberto Costa

Instalado pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff na coordenação da campanha à reeleição, o petista Miguel Rossetto tinha o nome e o telefone celular anotados numa agenda apreendida pela Polícia Federal que pertencia ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que aceitou uma delação premiada para narrar como funcionava e quais políticos e partidos se beneficiaram do esquema de desvios de recursos da estatal. Os primeiros nomes foram revelados na edição desta semana de ‘Veja’.

Hoje ministro do Desenvolvimento Agrário, cargo do qual estará afastado nos próximos trinta dias – ele tirou férias para atuar na campanha, Rossetto sentava à mesa com Paulo Roberto nas reuniões de diretoria da Petrobras quando ocupava o posto de presidente da Petrobras Biocombustível (PetBio). Segundo o jornal ‘Folha de S.Paulo’, as anotações se referem aos anos de 2012 e 2013. Questionado, Rossetto disse que mantinha apenas “relação de trabalho” com o operador do “petrolão”.

Leia mais...

Agência de risco piora perspectiva da dívida do Brasil

Imagem: DivulgaçãoA agência de classificação de risco Moody’s alterou na manhã desta terça-feira (09) a perspectiva do rating (nota) dos títulos do governo brasileiro: de “estável” para “negativa”. Em outubro de 2013, a Moody’s já havia rebaixado a perspectiva da nota da dívida do Brasil de “positiva” para “estável”.

De acordo com a agência, a decisão “refletiu o risco crescente de que o contínuo baixo crescimento e a piora dos indicadores de dívida sinalizem uma redução na qualidade de crédito do Brasil e irão deflagrar uma migração em sentido declinante em seu rating de crédito”.

Apesar da queda da perspectiva, a agência manteve a nota dos títulos do governo brasileiro em seu nível atual Baa2, ou seja, o país não perdeu grau de investimento.

Leia mais...